6 dicas para contratar um arquiteto

6 dicas para contratar um arquiteto

Contratar um projeto de arquitetura é sempre um questionamento na maioria das vezes. O profissional conseguirá concretizar o meu sonho em ter uma casa linda e decorada? É suficiente somente contratar o projeto e fazer a obra com meu pedreiro? Como saber se é o profissional adequado para mim?

Será que é caro? Para ajudar a esclarecer suas dúvidas resolvi esclarecer as suas dúvidas com algumas dicas importantes
Lembre-se que desde 2015 a NBR.280.2015 estabelece regras para qualquer obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno. Esta precisa ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, há necessidade de um laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista, bem como autorização expressa do proprietário. A norma afasta definitivamente o chamado “faz-tudo”, o curioso ou o amador – e privilegia a boa técnica.

Projeto de Arquitura | Geórgia Barbosa

Procure um profissional de arquitetura com experiência naquilo que você deseja.

É importante não confundir arquitetos com designer de interiores. No caso destes dois profissionais saiba que somente o profissional de arquitetura pode se responsabilizar tecnicamente para futuras demolições e construções, enquanto que o designer não possui qualificação para sugerir intervenções estruturais.

Sim, arquitetos tem especializações em design de interiores, iluminação e decoração. Mas é importante saber se o arquiteto que você está contratando tem experiência nesse tipo de projeto.

O arquiteto contratado deverá concretizar o seu sonho de ter uma casa linda e bem decorada.

Projeto de arquitetura em apartamento na Tijuca | Por Geórgia Barbosa

Contratar um projeto de arquitetura é o primeiro passo para planejar as intervenções, minimizar as surpresas desagradáveis, retrabalho e custos adicionais. É importante que o projeto contratado englobe e defina com clareza todas as intervenções, assim como as especificações dos materiais a serem utilizados. Para isso contrate um projeto de interiores juntamente com o projeto de arquitetura.

Pode apostar que seu arquiteto ou arquiteta definirá os mínimos detalhes, incluindo a melhor localização dos móveis, iluminação adequada, tons e acabamentos, objetos decorativos, além de solucionar possíveis imprevistos arquitetônicos.

Contrate mão de obra especializada para executar sua obra.

Após aprovação do projeto, contrate uma mão de obra especializada para executar sua obra. A equipe de obra é que dará vida ao seu projeto. Ela é responsável tanto pelo sucesso quanto por um possível desastre. Imprevistos fazem parte de qualquer obra, mas o segredo é ter um bom planejamento contratar profissionais experientes para realizar a sua obra, de acordo com o detalhado em projeto.

A dica de ouro é contratar a arquiteta, também, para o acompanhamento da obra. É fundamental pois sua experiência permite verificar se as intervenções estão sendo executados de acordo com o projeto e principalmente dentro das normas técnicas.

Somente o profissional que idealizou o projeto poderá solucionar possíveis dúvidas e assinar a responsabilidade técnica da sua obra, que em muitas precisará de aprovação da Prefeitura.

Projeto de arquitetura em apartamento na Tijuca | Por Geórgia Barbosa

Aquele “faz-tudo” não resolverá seu caso de forma séria e responsável, podendo resultar em muita “dor de cabeça”.

Procure esclarecer todas as suas dúvidas de contratação

O mais comum nisso tudo é o cliente passar os olhos na proposta de contratação e correr para saber o valor dos honorários sem se preocupar o que está contratando. Tire suas dúvidas para que não ocorram desagastes desnecessários. Os profissionais oferecem serviços diferentes e o contratado tem que atender suas expectativas.

A dica é manter uma relação estreita com seu arquiteto ou arquiteta e expor todos os seus desejos para deixar seu projeto espetacular.

Procure contratar parceiros que já trabalham com seu arquiteto ou arquiteta.

Entendo que sua casa é a extensão de quem a habita, portanto ela precisa ter alma, memória, imperfeições e até uma certa “bagunça acolhedora”. Não por acaso aquelas indicações do profissional contratado tornaram-se parceiros. Em um país onde muitos negócios são fechados mais por interesse pessoal do que por qualificação profissional, conte com a experiência do arquiteto para contratar prestadores de serviços devidamente qualificados, de forma que você obtenha o melhor custo/benefício.

Reforma realizada em lindo apartamento no Alto da Tijuca Rio de Janeiro

Com certeza o arquiteto contratado terá uma indicação para seu perfil e encontrará uma forma acessível de solucionar imprevistos.

O preço do seu projeto é o menor custo da sua obra.

Se você tem dúvidas sobre a contratação de um arquiteto e acha que a economia vale a pena, posso afirmar que estará cometendo um grande engano. A pergunta é: Quando você decide fazer uma viagem de turismo é preciso planejar?
Então se sua resposta foi sim, o mesmo posso dizer sobre o planejamento para ter uma casa ideal. Não faça uma obra sem projeto. Não improvise um projeto. Contrate um arquiteto!

Quantas vezes você já não ouviu dizer que o pedreiro abandonou a obra? Quantas vezes já não teve que refazer uma obra porque no final das contas o espaço não era otimizado? Ou aquele sofá ficou muito grande para o ambiente. Não teve espaço suficiente para guardar tudo que queria.

É possível gastar menos do que você imagina e ainda ter aquela ajuda profissional e técnica para concretizar o sonho da sua casa dos sonhos.

Projeto de Arquitura | Geórgia Barbosa

Leave a Comment

Your email address will not be published.